Você está em: Notícias»Centro de Atenção Psicossocial

Centro de Atenção Psicossocial

No dia 02 de junho de 2014, a Câmara de Vereadores de Apiúna recebeu representantes da Saúde para a apresentação do Projeto do CAPS Microregional dos municípios de Apiúna, Ascurra e Rodeio. O CAPS terá sede no município de Apiúna e os demais municípios contribuirão com valores de um consórcio intermunicipal. Mediante as condições estabelecidas pela portaria 3.088/11, nos quais institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento decorrentes de transtornos mentais e/ou decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço ambulatorial de atenção diária que funciona segunda a lógica do território. Atende prioritariamente pacientes com transtornos mentais severos persistentes em que o comprometimento requer monitoramento intensivo, semi intensivo e não intensivo. Deve ser indicado para fase de reabilitação visando à reinserção social do cidadão. Auxilia na recomposição da estrutura interna e social da pessoa como um todo.